Uniftec oficializa graduação EAD no Uruguai


EAD Uruguai 1Uma comitiva do Grupo Uniftec, formada pelo reitor do Centro Universitário, Claudio Meneguzzi Jr., a pró-reitora acadêmica Debora Frizzo e o coordenador de Relações Internacionais Maurício Barros, esteve em Cerro Largo, no Uruguai, nos dias 20 e 21 de dezembro, para assinatura do contrato que oficializa a parceria da instituição para realização de cursos de graduação EAD no país.

A parceria vem sendo acordada desde o início de 2016, a fim de facilitar o acesso do público e organizações do Uruguai ao ensino superior, que hoje está concentrado na capital Montevidéo, o que dificulta cursar uma graduação no país para quem está localizado em cidades mais distantes.

A assinatura da parceria repercutiu com destaque em uma coletiva de imprensa, organizada pela Intendência de Cerro Largo, que pode ser conferida no link https://goo.gl/3XQxFI

Segundo a Diretora de Projetos de Ensino Superior da Intendência (Governo) de Cerro Largo, Paula dos Santos, o sistema EAD com o qual contam atualmente em Melo, limita-se às opções de ensino básico de adultos, semelhante ao sistema EJA – Educação para Jovens e Adultos e no ensino superior, aos cursos de licenciaturas. “Cerro Largo não conta com ensino universitário no território e fica distante 400 km da capital, onde estão concentradas as universidades no Uruguai. Muitos jovens que saem do estado para estudar não voltam depois de formados. É um ciclo que detém o mercado de trabalho, empresarial e industrial do estado e da região e no qual acreditamos que esta oportunidade (EAD) é fundamental e importante para que tenhamos esta possibilidade de formação superior”, argumenta Paula.

De acordo com o fundador e Reitor do Grupo Uniftec, Claudio Meneguzzi Jr., a parceria tem o intuito de oferecer cursos superiores de tecnologia e de engenharia, principalmente, na modalidade EAD, para a formação de mão de obra especializada em tecnologia, capaz de dar suporte ao desenvolvimento daquela região do país. “Esta iniciativa é de extrema importância para o Grupo, pois internacionaliza a graduação do Uniftec, além de ser o provável embrião de uma unidade Ftec no Uruguai, país extremamente aberto ao comércio internacional, com forte visão global”.

A assinatura do contrato formaliza a parceria já firmada e que terá início efetivo no primeiro semestre de 2017, com a oferta de 80 vagas de graduação EAD no país. A expectativa em cinco anos, é que este número possa subir para mais de 2.000 vagas, conforme demanda.

 

EAD Uruguai 2Como funcionará o EAD Uniftec no Uruguai

De acordo com o coordenador de Relações Internacionais do Centro Universitário Uniftec, Maurício Barros, inicialmente serão ofertados dois cursos: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Processos Gerenciais. Para isso, o conteúdo dos cursos, que já são realizados pelo Grupo Uniftec no Brasil, serão traduzidos e adaptados à contextualização uruguaia, seguindo o sistema atual EAD do Uniftec, autorizado pelo MEC, que conta com plantão de atendimento ao aluno, vídeo conferência, tutoria, fórum de discussão e provas presenciais a cada semestre, que serão realizadas em Porto Alegre, a fim de integrar alunos brasileiros e uruguaios.

Com a parceria, o Centro Universitário Uniftec irá implantar em Cerro Largo um Núcleo de Apoio Presencial Uniftec. O início das aulas EAD voltadas aos uruguaios está prevista para 2017 e seguirá o calendário acadêmico brasileiro, assim como o ingresso através de processo seletivo de vestibular.

Ana Paula Boelter
Jornalista |Mtb 14263

Assessoria de Comunicação
Centro Universitário UniFtec
Ftec Faculdades
54 3027 1300 R:599