Professor do Uniftec lança livro sobre a trajetória de Pelé em Caxias


Capa do livroO Uniftec Centro Universitário sedia na 3ª feira, dia 05/12, o lançamento com sessão de autógrafos dos autores do livro “Uma partida histórica: a trajetória do Rei Pelé em Caxias do Sul”, Tiago Pelizzaro e Gustavo Côrtes.

Tiago PellizzaroTiago é formado em jornalismo, Mestre e Doutor em Letras e é professor no Uniftec desde 2011, nos cursos de graduação presencial e EAD, das disciplinas de Comunicação e Metodologia da Pesquisa. Já Gustavo Côrtes tem se destacado como pesquisador ao resgatar a história do futebol caxiense, com oito livros publicados até então.

O livro trata dos três momentos em que Pelé esteve em Caxias do Sul: A primeira vez, em 1957, quando tinha 16 anos e estava iniciando a trajetória como jogador de futebol; a 2ª visita em 1975, como garoto-propaganda de uma empresa fabricante de televisores, para prestigiar a Festa da Uva e a 3ª visita em 1995, quando Pelé exercia o cargo de Ministro Extraordinário dos Esportes.

Tiago conta que a unanimidade em relação a Pelé e o resgate da história do futebol caxiense o inspiraram a escrever sobre o tema: “É a ligação que se pode estabelecer entre Pelé e a cidade de Caxias do Sul. E é uma forma de homenagear os jogadores do Juventude e do antigo Flamengo que participaram daquele amistoso 60 anos atrás, sendo que cinco deles ainda estão vivos.

De acordo com Tiago, a publicação do livro levou pelo menos um ano de pesquisa sobre o que costumava ser publicado na época em relação ao esporte local, política, economia e outras áreas e para os depoimentos importantes, como de Wolney, Lory e Casara, que jogaram o amistoso.

 

 

Serviço:

O quê: Lançamento do livro “Uma partida histórica: a trajetória do Rei Pelé em Caxias do Sul”.

Quando: 3ª feira, 5/12, das 18h às 21h,

Onde: entrada do Uniftec

Autores: Tiago Pellizzaro e Gustavo Côrtes

 

Foto Tiago Pellizzaro Gustavo Cortes

 

Ana Paula Boelter
Jornalista |Mtb 14263
Assessoria de Comunicação
Grupo UniFtec
54 3027 1300 R:599