Inovação em pauta: Dr. Jonas Gomes fala sobre o tema


IMG_4837À convite do Centro Universitário Uniftec para palestrar na abertura do Innovation Day, evento promovido pelo Trino Polo e Seprorgs, onde falou sobre Inovação Desruptiva, Ecossistemas e Processos de Inovação, o Dr. Jonas Gomes, concedeu breve entrevista à assessoria de comunicação da instituição, sobre as principais questões relativas à inovação.

A palestra realizada na noite de quinta-feira, 17/08, foi transmitida ao vivo pelo facebook e pode ser conferida em nossa página no facebook.

Confira a entrevista abaixo:

 

  1. O que é inovação?

O termo inovação é um conceito relativo, para inovar não é preciso INVENTAR. É um conceito universal de abrir a mente. Há várias graduações de inovação, onde o importante é valer o modelo de negócio onde se quer aplicar esta inovação. Uma startup, por exemplo, não é uma empresa pequena, espelhada em uma empresa grande, da mesma forma como uma criança não é um adulto em miniatura. As startups exigem processos diferentes das empresas grandes, específicos para startups, pois precisam de resultados mais imediatos, assim como uma criança, em comparação a um adulto.

 

  1. O que é preciso hoje para ser inovador?

O brasileiro é um povo muito criativo para inovar, mas é carente de fonte de conhecimento, de educação, planejamento e retenção. É preciso ter foco no ecossistema em que se pretende inovar e sua dimensão, ser curioso e observador.  E para inovar é fundamental ter educação como fonte de conhecimento, capital, pessoas, talentos e ambiente adequado/propício para inovar.

 

  1. É difícil ser inovador?

O Brasil é um país hostil à inovação, engessado, com muita burocracia que dificulta a inovação. Se regular demais ou regular de menos, atrapalha. Para inovar é preciso mudança de cultura e mudança dos processos de como lidar com a inovação.

 

  1. Quais as maiores dificuldades para inovar atualmente?

A maior dificuldade é a questão de educação e do capital. É fundamental ter ensino, conhecimento. Para empreender algo inovador é necessário analisar suas competências e habilidades, a demanda existente e induzir o ecossistema de inovação, induzir o empreendedor em um sistema friendly. Temos muita informação e pouca infraestrutura.

 

 Sobre Jonas Gomes:

Dr. em Matemática pelo IMPA – Instituto de Matemática Pura e Aplicada e é pioneiro no desenvolvimento da tecnologia de computação gráfica no Brasil, como parte do time que a desenvolveu para a Rede Globo (1984-1988). Fundou o grupo de pesquisa e desenvolvimento em Computação Gráfica (Visgraf), criou os cursos de mestrado e doutorado na área e participou ativamente da criação da RNP (Rede Nacional de Pesquisas), projeto do Ministério da Ciência e Tecnologia que deu origem à internet no Brasil. É um dos fundadores da BR Investimentos, gestora especializada em investimentos no setor de educação, que deu origem à Bozano Investimentos, do qual é sócio. Com grande experiência no desenvolvimento de negócios e expertise na área de venture capital e private equity, gestão e governança corporativa, é autor de vários livros e artigos de pesquisa na área de computação gráfica e membro da Academia Brasileira de Ciências.

 

Sobre o Innovation Day:

A 5ª edição do Innovation Day, segue nesta 6ª feira, 18/08 e no sábado, 19/08, com atividades voltadas para empresários, funcionários e estudantes da área de inovação e tecnologia e minicursos realizados no ILAB, do Uniftec. As inscrições devem ser feitas pelo link http://bit.ly/2uxswzo com o Trino Polo, pelo telefone (54) 3028.7656 e pelo e-mail trinopolo@trinopolo.com.br ou com o Seprorgs, pelo telefone (54) 3222.0212 e pelo email caxiasdosul@seprorgs.org.br.

 

IMG_4831 IMG_4820 IMG_4812 IMG_4810 IMG_4845

Ana Paula Boelter
Jornalista |Mtb 14263
Assessoria de Comunicação
Grupo UniFtec
54 3027 1300 R:599
Vestibular Agendado www.fazftec.com