Atenção para as mudanças do FIES 2018


FIES LOGOO Ministério da Educação (MEC) anunciou que o FIES – Fundo de Financiamento Estudantil apresentará algumas mudanças em 2018. Entre as mudanças está a renda familiar mensal máxima, antes limitada para até três salários mínimos por pessoa e que em 2018 passará a ser de até cinco salários mínimos e a implantação de três modalidades de classificação:

 

Modalidade I: destinada à oferta de vagas com juros zero para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Nessa modalidade, o aluno começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos pelos estudantes diminuam consideravelmente.

Modalidade II: destinada às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos.

Modalidade III: destinada a todas as regiões do Brasil com recursos do BNDES. Assim como a modalidade II, será destinada para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos.

 

No total, serão distribuídas 310 mil vagas, sendo 100 mil delas a juro zero (somente com a correção da inflação), para estudantes com renda familiar de até 3 salários mínimos. Outras mudanças do novo FIES incluem o tempo de carência após a formatura, que atualmente é de 18 meses e a partir de 2018 terá início assim que o estudante conseguir um emprego formal. E se até então havia um limite máximo da mensalidade no valor de R$ 5 mil, no novo FIES não está estabelecido limite.

Para participar, os interessados deverão se enquadrar no requisitos especificados no site do MEC em www.mec.gov.br e quem já tem o financiamento deverá realizar o aditamento até o dia 20 de janeiro.

Apesar do edital do processo seletivo do primeiro semestre de 2018 ainda não ter saído, as inscrições devem abrir na primeira quinzena de fevereiro, logo após a divulgação do resultado do ProUni. As informações sobre o processo seletivo estarão disponíveis na página do programa na internet, em https://goo.gl/JNsYN3.

 

Ana Paula Boelter
Jornalista |Mtb 14263
Assessoria de Comunicação
Grupo UniFtec
54 3027 1300 R:599